segunda-feira, 18 de julho de 2011

Evoluir junto à sociedade

Completando dez anos de sua despedida  do Planalto e da adaptação à vida na planície, Fernando Henrique Cardoso, conhecido pelo seu conservadorismo, levanta bandeiras de cunho, extremamente, liberalista, o que o fez receber grande destaque nas últimas semanas. Para melhor entender o que levou FHC ao movimento pró legalização da maconha, leia a entrevista que segue abaixo:
 Entrevistador: O que levou o senhor aderir a uma campanha tão anti-conservadora?
FHC: Sendo um grande defensor da democracia , a qual tem por sentido etmológico : poder do povo, acredito que as leis de uma nação devem acompanhar a evolução do povo e não seguir liberalismo ou conservadorismo do então governante.E essa evolução popular é inerente à liberdade  e dignidade , as quais não estão inseridas nas políticas atuais que condenam o uso da maconha sem ao menos ter uma pertinente consitituição que anule a corrupção policial e imparcialidade judicial diante aos fatos.
Entrevistador: Já que importamos essa política dos EUA, e esses defendem a legalização desde 1971, por que o senhor não defendeu a tese em seu mandato?
FHC: Como todo presidente, encontrei  limitações sociais- também não valia a pena- e confesso que se fosse presidente hoje, não sei se faria acontecer, devido à necessidade de adesão do congresso .
Entrevistador: Quais  países  o senhor seguiu como exemplo?
FHC: Grandes nações, tais como, Itália, Argentina,Portugal  e Estados Unidos , os quais descriminalizaram o porte de drogas e construiram alternativas à prisão de usuários, aaalcançando uma maior liberdade ao cidadão.
( Entrevista produzida através de discurso de Fernando Henrique Cardoso,   Lucas HRS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário